Casas de Sol

Descrição

As Casas de Sol organizam um bairro familiar de quinze casas. Situadas no lugar de Agras Norte, na cidade de Aveiro, as moradias oferecem tipologias T3, T4 e T4 +1 onde o contato com o exterior se faz na maior privacidade e melhor exposição solar.

Com materiais naturais e confortáveis as Casas de Sol promovem um habitar saudável e apelativo, num regresso à casa familiar. Madeira, tijolo branco, betão e zinco puro constroem os exteriores, enquanto a pedra, madeira e cores pastel revestem os interiores. A orientação das casas faz-se na procura da luz solar e dos espaços exteriores ajardinados. Os interiores organizam casas de espaços generosos e confortáveis.

O conjunto das Casas de Sol apresenta dois modelos: as casas tradicionais e as casas pátio. Em ambas se promove o contacto com o exterior e a utilização intuitiva da casa, com espaços luminosos e espaçosos.

As casas tradicionais dispõem-se em dois pisos, com salas e cozinhas no piso térreo voltadas ao logradouro e a poente. Ainda neste piso, apresentam uma suíte e garagem dupla.

As casas pátio organizam-se maioritariamente num só piso em torno de dois pátios soalheiros. Um dos pátios relaciona-se com os espaços comuns – sala e cozinha e outro com os quartos. Cada casa tem uma garagem dupla e um arrumo. Têm ainda um piso superior com suíte e sala de estar voltada a poente.

Arquiteto

Ricardo Vieira de Melo

As Casas de Sol resultam de um projeto concebido pelo Arquiteto Ricardo Vieira de Melo. Familiar com o tema da habitação, sobre o qual defendeu a sua tese de doutoramento, é professor universitário de arquitetura no Porto desde 1993.

Premiado em arquitetura e design, em Portugal e na Europa, Ricardo Vieira de Melo desenvolve obras de várias escalas, desde o mobiliário até ao desenho urbano. Com trabalhos expostos ou publicados em Portugal, Espanha, França, Holanda, Finlândia, Rússia, Grécia, Emiratos Árabes Unidos, China e Brasil, Ricardo Vieira de Melo encontra a sua maior inspiração na natureza.