Casa Gandaresa - Esgueira

Descrição

Localizada em Esgueira, a uma curta distância do centro de Aveiro, esta moradia é, sem dúvida, uma notável opção para os amantes da tranquilidade, da privacidade e da utilização dos espaços ao ar livre. O projeto, com a assinatura do atelier Dois Arquitetos baseou-se na reabilitação da moradia tradicional, através da profunda modernização dos ambientes interiores e exteriores. Ao mesmo tempo, a sua história foi mantida viva na sua fachada, num notável trabalho de reabilitação executado pela empresa Conservação e Restauro. Com Tipologia T2+1, foi projetada com a finalidade de promover uma total desconexão do exterior, proporcionando uma imersão num ambiente familiar profundamente intimista e beneficiando da mais extraordinária exposição solar.

Arquiteto

Nuno Diogo Costa

Formado em Arquitectura pela extinta Escola Universitária das Artes de Coimbra, Nuno Diogo Costa é membro fundador do atelier doisarquitectos. Com vários prémios atribuídos, nacionais e lusófonos, o seu primeiro prémio data de 2004 e os últimos de 2021. Nuno tem ainda tempo para se dedicar de alma e coração de forma presente à profissão que exerce estando presente em vários órgãos profissionais incluindo Ordem dos Arquitetos.

A sua forma de exercer Arquitetura é baseada na coerência tendo sempre em mente que existe lugar para uma relação harmoniosa entre a estética e o uso, entre o racional e o impensável.

Nuno tem ainda um enorme respeito pela história dos locais e das edificações, acredita que intervir na paisagem significa intervir na memória dos que a recordam. Este projeto é prova que a reabilitação pode ser adaptada de forma exemplar à vivência quotidiana, prova que o existente tem sempre algo a dizer.